Tipos de acne e seus tratamentos

by - 18:00

Oi gatuxaaaas, tudo bem amores?

Hoje vim conversar um pouquinho com vocês sobre acne! Falo muito de maquiagem, de novos produtos, bases, pós, corretivos... Mas é essencial darmos uma atenção maior a saúde da nossa pele, não adianta tentar cobrir e fingir que o problema não está ali, porque a maquiagem cobre por algumas horas, mas o cuidado diário irá ter um valor enorme no presente e no futuro para você e para mim, então bora lá aprender um pouquinho sobre as famosas espinhas?! rs.


Nas últimas semanas, a blogueira inglesa Em Ford causou polêmica ao postar um vídeo em seu canal no YouTube, o My Pale Skin, sobre os comentários depreciativos que estava recebendo a respeito de sua pele. Ford, que já foi modelo, sofre de acne adulta e frequentemente posta fotos e vídeos nas redes sociais em que mostra o rosto limpo e ensina a esconder manchas com maquiagem. 

Uma realidade que não é exclusivamente dela. Muitas pessoas que sofrem deste mal acabam se escondendo atrás da maquiagem para evitar críticas à aparência. O que nem todo mundo sabe é que a acne, em algumas pessoas, permanece até depois da adolescência que é a chamada acne adulta, e que, sim, já existem tratamentos para resolver ou amenizar o problema.

Tipos de acne e seus tratamentos

Segundo a médica-chefe da rede Pró-Corpo Estética Avançada, Adriana Benito, existem quatro tipos de acne. Aqueles cravos que aparecem sem lesão ou inflamação na pele, por exemplo, são classificados como acne de 1º grau e podem ser tratados com adstringentes, limpeza de pele e/ou esfoliantes, que podem ser utilizados duas vezes por semana. Além disso, o uso de sabonetes específicos duas vezes ao dia também é fundamental. Para quem tem a pele oleosa, a especialista orienta, ainda, a utilização de sabonetes, fotoprotetores reguladores de oleosidade e hidratante. “Muitas pessoas acham que, por terem a pele oleosa, não é necessário hidratar. Pelo contrário, a hidratação faz parte do tratamento contra a acne e traz vários benefícios, incluindo o adiamento do aparecimento de rugas, por exemplo”, explica a especialista.

A acne de 2º grau, por sua vez, apresenta na pele cravos e espinhas pequenas (pápulas) e, segundo a doutora, um dos tratamentos a serem utilizados é a luz pulsada. Este procedimento tem o objetivo de aquecer o tecido mais profundo da pele a fim de estimular a produção de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação. A luz pulsada também colabora no processo anti-inflamatório agudo.

Já no 3º grau da acne, é possível observar lesões mais profundas, que geralmente são dolorosas, vermelhas e com pus, pois estão inflamadas. Nesse caso, o tratamento é realizado com acompanhamento médico e administração de drogas como antibióticos e a isotretinoína, um remédio mais potente e com algumas restrições de uso. A isotretinoína é também usada para tratar o quarto grau de acne, o mais grave de todos, em que ocorrem além dos nódulos e lesões, também cistos e abcessos, que causam cicatrizes na pele.

Enquanto os tratamentos médicos atuam para acabar com a inflamação da glândula sebácea, alguns procedimentos estéticos são decisivos para retirar as cicatrizes deixadas pelas marcas das espinhas. De acordo com a Dra. Adriana Benito, as alternativas mais eficazes para sumir com as manchas são:
  • Peeling de Diamante
É indicado para combater a acne mais superficial. Utilizando uma ponteira que contém lascas de diamante na ponta, esse peeling age segundo o princípio da microdermoabrasão. Assim, o atrito da ponteira com a pele ajuda a eliminar impurezas e descamar as células mortas e algumas manchas de acne que estão na superfície do tecido epidérmico.
  • Peeling Químico

O tratamento prevê a remoção de manchas de acne que, muitas vezes, já atingiram a derme e não podem mais ser eliminadas com um procedimento menos invasivo. Nesse caso, são administradas sobre a pele soluções capazes de promover a renovação do tecido. Eventualmente, pode causar ardência ou incômodo passageiro. Esse tratamento estimula a descamação da pele e costuma apresenta resultados satisfatórios em até 10 dias.
  • CO2 Fracionado
Por meio de ondas de laser fracionadas, o tratamento provoca lesões na pele com o objetivo de estimular a produção de colágeno e a contração da pele, melhorando o aspecto de cicatrizes mais profundas de acne. O tratamento proporciona um resultado semelhante ao de um peeling profundo, porém com recuperação praticamente imediata.
  • Roller
Ainda pouco conhecido no Brasil, é um procedimento estético inovador que promove a remoção das camadas danificadas da pele e estimula a produção de um novo tecido fibroso, deixando a pele lisinha e tratando as marcas de acne, rugas, linhas de expressão e até as teimosas estrias. No exterior, o tratamento, também conhecido como microagulhamento cutâneo, é bastante popular e tem diversas famosas como adeptas, como a modelo israelita Bar Refaeli. 

O procedimento é realizado por meio de um pequeno rolo com microagulhas de aço cirúrgico, com tamanhos que variam de 0,5 a 2,0 milímetros, de acordo com o tipo de pele e a necessidade de cada pessoa. A técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de pele, desde que não esteja inflamada ou recém-bronzeada, e o tratamento deve ser feito sempre por um especialista, com equipamento descartável e em instalações adequadas, para evitar qualquer risco de infecção A recuperação da pele é rápida, as microperfurações se fecham em uma hora e é possível enxergar resultados em poucos dias.


Saiba mais sobre a Pró-Corpo Estética: Clique aqui!!!

Então é isso gatuxas, espero muito que tenham gostado do post e que tenha ajudado de alguma forma. Se você já teve problemas com acne, tem ou previne deixa aqui nos comentários, vou adorar trocar informações com vocês. Um beijãoo e até a próxima :*


Se inscreve no meu canal do youtube: Clique aqui!!!

Image Map

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por comentar gatuxa!